Suas fotos são só Suas
Compartilhe
"Amiga, suas fotos são só suas mesmo”
Algumas semanas atrás fiz uma festa em um buffet e na hora do Parabéns notei alguns problemas. Fui ali, tentando resolver tecnicamente, vira flash pra cá, pra lá (até superaqueci meu equipamento nessa festa tentando fazer o máximo de fotos possíveis pra garantir as melhores).
Bem na mesa do bolo entrava uma luz estranha, azul, que eu não conseguia entender de onde vinha.
Não hora não dava pra sair buscando então o jeito era continuar fotografando pra ver depois.
Terminado o parabéns busquei a tal luz. Vinha de uma porta de vidro que tem um tipo de insulfilm azulado. Ela entrou pela decoração criando “buracos de luz” no rosto das pessoas.
Ao baixar as fotos bateu o desespero… como resolver isso?
Ok, não era culpa minha, não tinha como resolver na hora da festa mesmo (não dá pra chegar no buffet e falar: “então, povo, vamos colocar uma cortininha aí, ou colocar uma “tapadeira” pra ajudar os coleguinhas fotógrafos”) mas também não é culpa dos pais que contrataram uma decoração magnífica, personagem, tudo maravilhoso e queriam esse dia de sonho registrado da forma que se deve.
Então eu precisava tentar resolver…
Fazia tempo que eu queria ter aulas com minha amiga Helena. A especialidade dela é aniversários então na hora já pensei nela.
Pro tratamento das fotos uso dois programas, o Lightroom (programa de tratamento em grandes quantidades, onde faço a base do tratamento) e o Photoshop (onde faço meus ajustes de cor e nitidez).
Muitos fotógrafos usam só o Lightroom para aniversários e por isso tem mais experiência nesse programa, é o caso da Helena. Ela sabe mais de LR do que eu e eu sei mais de Photoshop então decidimos trocar conhecimento, uma daria aula pra outra.
Helena chegou, começamos a trocar ideias e mostrei as fotos… na hora ela falou: “OK, onde você acha que essa foto está ruim?”
Pra mim a foto estava muito ruim… aquela luz estranha no rosto das pessoas…. e ela, calmamente dizia: “Lá é assim mesmo, você nunca reparou que até no site deles tem poucas fotos na mesa do bolo durante o dia com pessoas?”
Ela mesma tinha feito uma festa lá alguns dias antes e teve esse problema. O mais louco é que essa luz só entra nesse horário do Parabéns porque nas fotos da decoração tudo ficou perfeito.
Eu nunca tinha reparado! Fiz várias festas nesse buffet durante a noite e queria demais fazer uma durante o dia. E realmente as fotos ficaram maravilhosas porque o Buffet é lindo! Foi só nesse horário…
Conversando, demos isso como resolvido, não tinha o que fazer, a luz era do ambiente não há como mudar algumas coisas. E aí eu mostrei pra ela a minha necessidade de usar o photoshop na finalização das minhas fotos.
Mesmo sabendo que não dá pra resolver o problema dá pra amenizar.
É chato, leva tempo… é algo que eu não precisaria fazer porque esse problema poderia ser evitado sem essa luz entrando direto na mesa do bolo mas… existe um problema e é preciso solucioná-lo. Essas fotos serão a lembrança da festa para os pais, é através delas que eles terão suas memórias reavivadas daqui alguns anos e eu preciso fazer o máximo pra entregar.
Foi quando Helena olhou pra foto e disse: Amiga, suas fotos realmente são só suas, são únicas, ficam perfeitas… você precisa olhar com mais carinho pra elas e ver isso. Porque pra mim elas já estavam boas lá no começo, você fez elas ficarem ainda melhores.
Eu não resolvi o problema… não dá pra tirar uma luz “cag***”de uma foto. Eu entendi que não faço milagres… mas fiz meu melhor.
Também entendo que os pais possivelmente não vêem isso ou, quando vêem não entendem porque é algo técnico.
Mas ontem recebi o melhor elogio que alguém poderia me oferecer.
MINHAS FOTOS SÃO SÓ MINHAS
Elas tem meu olhar, tem meu cuidado, minha dedicação, meu tempo e um carinho do tamanho do mundo.
Ontem, muito mais do que aprender sobre um programa e ensinar sobre outro tive o que eu precisava ouvir.
Meu estilo de fotografia não é cópia, é construção.
Por isso às vezes me perco, fico confusa, acho que não está tão bom… por isso nunca paro de estudar, busco evoluir e mudo sem vergonha nenhuma, pra não estacionar na vida.
Minhas fotos não são melhores nem piores que as de ninguém, elas são o MEU MELHOR
Como as da Helena são o Melhor dela, e por isso amo e quis aprender com ela como quero aprender com tantas colegas que admiro.
Sempre podemos melhorar mas o importante é sermos gentis com nosso processo.
Que eu possa continuar aprendendo. Estejam certos que enquanto estiver por aqui darei sempre meu melhor!